o pontão de cultura digital

O Pontão de Cultura Digital do Tapajós tem por finalidade integrar as tecnologias de informação e comunicação à cultura popular da Amazônia, para contribuir com o seu desenvolvimento sustentável. Está sediado na Rua Barjonas de Miranda, 434, na Aldeia, em Santarém, Pará.

Pontos de Cultura são espaços de convivência e criação apoiados pelo Ministério da Cultura para promover o intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas. Os Pontões Digitais possuem essas mesmas funções, mas utilizam, predominantemente, os meios digitais e a internet na promoção de suas atividades.

No Infocentro, um dos destaques do Pontão, os computadores serão equipados com software livre, programas que dispensam o uso pagamento de licenças e tem o código de sua programação aberto e liberados para sua transformação. Foi viabilizado com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT). Estão previstas, também, oficinas para produção de áudio, gráfico e vídeo. O Pontão de Cultura Digital do Tapajós pretende disseminar uma nova abordagem para a preservação e desenvolvimento da cultura na região, baseado na colaboração e no conhecimento compartilhado, com licenças alternativas de direitos autorais e propriedade intelectual.

O espaço, localizado em área privilegiada da cidade e com um “chapéu de palha” na área externa, está também aberto à outras expressões culturais como a música, as artes plásticas e a literatura. Será composta uma comissão curadora que irá avaliar as propostas de utilização do espaço, entre as organizações que compartilham a gestão.

CULTURA DIGITAL

O Pontão de Cultura Digital do Tapajós será uma referência para a formação dos monitores e ativistas do software livre da região norte do país, irá realizar encontros regionais para intercâmbio e mobilização de telecentros, pontos de cultura e criar uma rede de suporte técnico para a produção de cultura em meios digitais. O Pontão de Cultura Digital do Tapajós está ligado à Infovia do Programa Navega Pará do Governo do Estado, tendo conexão à internet em banda larga com alta velocidade.

O Pontão de Cultura Digital do Tapajós é fruto de uma parceria entre o Projeto Saúde & Alegria e o Projeto Puraqué.  Tem o apoio do Ministério da Cultura, do Navegapará e da Prefeitura Municipal de Santarém.



Leave a Reply

*